Ouça ao vivo

Prefeito de Amparo diz que não vai embargar futura obra da barragem no Rio Camanducaia

Foto: Reprodução

As obras da Barragem Duas Pontes, no Rio Camanducaia, em Amparo, não serão embargadas. A afirmação é do prefeito da cidade Luiz Jacob, do PSDB.

Segundo ele, a obra ainda não começou, pois aguarda a licença emitida pela ANA – Agencia Nacional de Água e consequentemente a licença ambiental da Cetesb. Porém, segundo o prefeito, assim que as licenças forem liberadas as obras serão iniciadas. O chefe do executivo explicou que acompanha o desenvolvimento do projeto do governo do estado desde o começou e a justificativa de garantir a segurança hídrica para uma população estimada em cinco milhões de habitantes da região o convenceu.  Além, disso a construção a barragem vai movimentar a economia local. A construção da barragem é motivo de muita polemica na cidade, tanto que a Câmara de Vereadores já se posicionou contraria e aprovou por unanimidade um requerimento pedindo o embargo do projeto. O prefeito Luiz Jacob, diz que respeita a opinião dos vereadores, mas, se depender dele não haverá embargo.

De acordo com o vereador Gilberto Piassa Filho, do PTB, um dos autores do requerimento, que pede o embargo da barragem em Amparo, com a negativa do prefeito o pedido será encaminhado ao Ministério Público.

Um dos questionamentos da Câmara de Vereadores da Amparo para pedir o embargo da represa no Rio Camanducaia, diz respeito a segurança dos moradores , pois , segundo os parlamentares a construção segue os moldes da barragem de Sobradinho , responsável pela recente tragédia em Minas Gerais.

O prefeito de Amparo rebate e diz que a barragem de rejeitos de mineiro é completamente diferente da de reserva de água. Ele acrescenta que um dos princípios para a construção da barragem, em Amparo e Pedreira é garantir a segurança e a segurança hídrica  da população.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.