Com volta da dengue tipo 2, Devisa não descarta nova epidemia

arquivo/cbn

Após mais um município da região de Campinas registrar casos de dengue tipo 2, o Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas (DEVISA) não descarta possibilidade de nova epidemia. Infecção por sorotipo 2 do vírus da dengue não era registrada há 10 anos na região.

A Prefeitura de Americana confirmou nesta segunda-feira três casos autóctones, quando são contraídos dentro do próprio município.

Campinas também confirmou recentemente dois casos, sendo um importado e outro autóctone.

Pessoas que já foram diagnosticadas com dengue anteriormente, são imunes ao sorotipo que foram infectadas, mas ainda são suscetíveis aos outros três sorotipos, como explica a diretora do DEVISA, Dra. Andrea Von Zubem.

A maior epidemia de dengue da história de Campinas foi em 2015, com mais de 65 mil casos confirmados. Ainda assim, a dengue tipo 2 infectou baixa quantidade de pessoas na região de Campinas.

Com o retorno desse sorotipo, a população corre risco de ser infectada, e no caso dos pacientes que já tiveram dengue anteriormente, o quadro pode ser ainda mais grave.

Diante dos fatos, a diretora do DEVISA considera a possibilidade de uma nova epidemia de dengue em Campinas e região.

Campinas já registrou em 2019, até o momento,  56 casos de dengue (incluindo o tipo 2). No ano passado, durante o mesmo período, foram registrados 66 casos da doença.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.