Ouça ao vivo

Dados do Caged apontam baixo crescimento na geração de empregos na RMC

(Foto: Arquivo)

De acordo com os dados do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, foram gerados na Região Metropolitana de Campinas no primeiro mês do ano 1.570 postos de trabalho. O número é 37,17% menor que o registrado em Janeiro de 2018, quando foram gerados na 2.499 postos com carteira assinada.

No acumulado dos últimos 12 meses, o número de empregos criados foi de 7.915 postos. Ainda segundo os dados do Caged, em Campinas foram eliminados em janeiro de 2019 , 48 postos. O resultado é bem diferente de janeiro do ano passado quando foram gerados 333 empregos formais. Em termos percentuais houve uma queda de 114,41%.

O açougueiro Thiago Francisco de Andrade, faz parte dessa lista. Ele perdeu o emprego a oito meses e mesmo com toda a experiencia que tem , até agora não conseguiu uma recolocação no mercado. A inspetora de qualidade Jaqueline Gonçalves, também tem uma larga experiencia registrada em carteira, porém a quase um ano vem batalhando uma recolocação.

De acordo com João Mauro, gerente de um restaurante na área central de Campinas, o recebimento de curriculum é diário, porém há vários meses nenhum novo funcionário foi contratado. Ele explicou que, mesmo diante da crise, a empresa está conseguindo manter o quadro funcional.

Analisando os dados finais do Caged de janeiro, a constatação do economista Larte Martins, da Associação Comercial e Industrial de Campinas é de que o emprego inicia o ano com uma perspectiva de baixo crescimento, que deve continuar para todo 2019.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.