15 escolas públicas de Campinas e Sumaré foram fiscalizadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que constatou que algumas delas não receberam uniformes, material didático e itens que compõem o kit escolar. A ação aconteceu em todo estado e o resultado é alarmante: já no fim do mês de março, 1/3 dos alunos não receberam sequer os uniformes. A fiscalização foi realizada de forma surpresa pelo Tribunal de Contas. Foram 252 escolas da rede pública de Ensino, sendo 172 da rede municipal e 80 do estado.
No caso dos uniformes, a porcentagem dos alunos que não haviam recebido a vestimenta chegou a 33,33%. A fiscalização apontou também que 31,11% dos alunos ainda não receberam o material escolar. O relatório ainda apontou que 43,81% dos estudantes não haviam recebido livros didáticos. De acordo com o diretor da unidade regional do Tribunal de Contas, Oscar Maximiano da Silva, os gestores dos municípios e do estado foram notificados sobre os problemas e terão um prazo, que varia para cada instituição de ensino, para fazer as correções.
A fiscalização do TCE apontou ainda que em 11,86% das unidades os livros e apostilas estavam armazenados em lugares inadequados.