Policiais civis do 10º DP de Campinas prenderam, nesta quinta-feira, uma mulher por receptação de objetos furtados de carros dentro de shoppings centers do município. A prisão e a recuperação dos objetos foram feitas na casa dela, no Jardim Mirassol, em Campinas, mediante mandados de busca e apreensão. Dentre os itens, há dezenas de relógios, perfumes, Ipads, câmeras fotográficas, óculos, entre outros itens. Joenne Souza Silva pagou fiança, já foi liberada e vai responder em liberdade.
O companheiro dela, Aleksander da Silva, apontado pela polícia como o autor dos furtos está foragido. O carro usado no dia do crime foi apreendido.
De acordo com os policiais, Aleksander usava um dispositivo eletrônico, que é acionado no momento em que as vítimas apertam o alarme de seus carros, bloqueando o sinal fazendo com que o veículo não trave as portas.
A investigação teve início depois que uma vítima procurou a delegacia para registrar um Boletim de Ocorrência de furto no interior do carro dela, dentro de um shopping, em fevereiro passado.
Diante das informações, os investigadores entraram em contato com a segurança do centro de compras, que através do monitoramento de câmeras, identificaram um homem, que logo após a vítima deixar o veículo, se aproximou e entrou no carro, furtando os objetos.
Com estas imagens, os policiais passaram a acompanhar todo o trajeto desde a entrada no shopping até a saída e conseguiram identificá-lo. Aleksander tem várias passagens por tráfico, receptação, furtos e roubo.
No cumprimento do mandado, nesta quinta-feira, porém, não o localizaram. Na casa dele, Joenne indicou o local em que o companheiro guardava todos os objetos furtados.
Os itens estão sendo identificados em pesquisas através de documentos encontrados. Seis vítimas já foram localizadas. Agora os investigadores passarão a identificar as demais pessoas para realizarem o reconhecimento dos objetos furtados ou roubados para serem devidamente entregues.