Ouça ao vivo

Professor reconhece panorama de medo entre muçulmanos

Foto: Google Street View

O ataque que matou 50 pessoas em duas mesquitas na Nova Zelândia e o aumento recente das ameaças e da propagação de conteúdo islamofóbico pelo mundo elevam o medo entre a comunidade muçulmana de Campinas.

O panorama é o mesmo por todo o Brasil, segundo o presidente da sociedade islâmica da cidade, professor Mohamed Habib. Ainda assim, não motivam, por enquanto, qualquer medida prática mais drástica em níveis de segurança.

Para Habib, o que falta é mais esclarecimento e educação sobre o que o Islã prega e cultua. Na opinião dele, a visão que todos os seguidores do Alcorão são perigosos ou terroristas se baseia no preconceito e ignora vários contextos.

Sobre o surgimento de grupos extremistas principalmente no Oriente Médio, cita as disputas históricas entre etnias e o cenário geopolítico composto nas últimas décadas e no qual as grandes potências possuem influência direta.

Apesar do momento de receio entre os muçulmanos, o professor nega que a realidade no Brasil seja idêntica a de outros países. Por outro lado, vê que a falta de informação contribui para o aumento da tensão e da segregação no País.

Segundo o presidente da Sociedade Islâmica de Campinas, cerca de 80 famílias muçulmanas vivem na região metropolitana atualmente. No território nacional, conforme organizações islâmicas, o número de praticantes chega a 1,5 milhão.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.