Ouça ao vivo

Reajuste da gasolina nas refinarias começa a refletir no bolso do consumidor

Foto: Flávio Botelho
Foto Flávio Botelho

De acordo com os dados do Sindicato dos Postos de Campinas e Região, o RECAP, os custos da gasolina nas refinarias da Petrobras aumentaram 27,8%, no período de 09 de janeiro a 19 de março deste ano.

Porém segundo a ANP, a Agencia Nacional do Petróleo, em Campinas e região, por enquanto, o preço ao consumidor final vem se mantendo estável.  De acordo com a pesquisa feita pela Agência, em janeiro o preço médio nos postos de Campinas era R$ 4,026 e na primeira quinzena de março ficou numa média de 4,028.

De acordo com o presidente do Recap, Flávio Campos, os preços da gasolina nos postos de combustíveis estão ligados diretamente aos preços das companhias distribuidoras, porém a concorrência dita o mercado.

Diante da concorrência o critério fica a cargo consumidor, mas, na opinião do vendedor  autônomo Alexandre de Lima, tem que se tomar muito cuidado para o barato não sair caro. Já o motorista de aplicativo, Laio Gomes, também procura o melhor preço e nas últimas semana notou uma certa estagnação. Para a esteticista Graciela Salvador, não vai demorar para que o aumento nas refinarias chegue as bombas dos postos. Para o analista Isaque Silva de Oliveira, o aumento já chegou.

O presidente do RECAP, Flávio Campos, explicou que pelas regras atuais, os postos não podem comprar gasolina e diesel direto das refinarias, adquirindo apenas das companhias distribuidoras, que são responsáveis por toda a logística do abastecimento nacional em todos os estados brasileiros. Ele faz questão de frisar que os preços dos combustíveis são livres em toda cadeia, da produtiva ao consumidor final.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.