Desde este domingo não é mais possível andar de ônibus em Campinas utilizando bilhete único sem crédito.
Agora não existe mais a antecipação de créditos para pagamento da tarifa do transporte público coletivo com o Bilhete Único Comum.
Até este domingo, os passageiros que estavam com crédito zerado conseguiam utilizar o cartão para até duas passagens (sem contar integração).
A Emdec afirma que não há mais necessidade de antecipação de créditos por conta das recentes inovações implantadas, como o QR Code. Outra justificativa é que a antecipação de créditos provocava déficit no sistema, tornando-o insustentável.
Segundo a Emdec, um levantamento indicou a existência de mais de 370 mil cartões com saldos devedores. Embora os valores antecipados sejam descontados no ato da próxima recarga, muitos usuários acabam migrando para outros tipos de bilhete único sem saldar os créditos antecipados no bilhete único Comum.
A antecipação de créditos ao Bilhete Único foi implantada em 2014, como parte do conjunto de medidas que preparavam o sistema de transporte público para o fim do pagamento embarcado em dinheiro.
O fim da antecipação de crédito foi formalizado pela por meio do Decreto Nº 20.223, publicado no Diário Oficial do Município.