CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Saúde cria grupo para tentar conter epidemia de dengue em Campinas

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses de Campinas definiu um conjunto de medidas para enfrentar a chegada o sorotipo 2 da dengue, que não circulava na cidade desde

Saúde cria grupo para tentar conter epidemia de dengue em Campinas
Foto: Luiz Granzotto/PMC

O Comitê de Prevenção e Controle das Arboviroses de Campinas definiu um conjunto de medidas para enfrentar a chegada o sorotipo 2 da dengue, que não circulava na cidade desde 2011. Esta semana, a Secretaria de Saúde admitiu que há epidemia da doença em Campinas.

Dentre as iniciativas, estão o treinamento para o atendimento e manejo clínico, uma capacitação para médicos e enfermeiros da Rede Mário Gatti, a criação de uma ficha de notificação simplificada, a implantação de um site para orientar a população, a agilização de exames e o desenvolvimento de instrumentos de integração entre serviços.

Além da epidemia em Campinas, outras cidades da região apresentam aumento nos casos de dengue este ano.

Em Sumaré, foram confirmados 75 casos de dengue em 2019. No ano passado, a cidade teve 33 pacientes infectados.

Já em Indaiatuba, são cinco registros importados da doença e outros oito autóctones, contabilizando os mesmos 13 de 2018 inteiro.

Em Americana, foram registrados 118 casos confirmados da doença, com 638 notificações. Duas ocorrências foram do sorotipo 2, que não eram contabilizados há 10 anos. Durante todo o ano de 2018, foram registrados 16 casos de dengue na cidade.

Compartilhe

Conteúdos