A falta de uma unidade básica de saúde no Jardim Miriam, bairro localizado na região oeste de Campinas, obriga os cerca de 13 mil moradores a se deslocarem até o Centro de Saúde do Taquaral.
A situação fica ainda mais complicada visto que a unidade do Taquaral responde pelo atendimento de uma população estimada em mais de 55 mil pessoas.
De acordo com aposentado Odair Hiato, além da falta de medicamento os exames são demorados. Outro problema, segundo ele, é o deslocamento de cerca de 12 km até a unidade.
A dona de casa Jaqueline Freitas, integra o conselho de saúde do bairro e de acordo com ela desde 2015 a população vem se mobilizando para que o centro de saúde saia do campo das promessas. Uma delas foi a destinação de uma área para a construção da unidade, na Ramão Olavo Saraví Filho. Outra solução viável seria instalar no bairro um módulo de saúde em imóvel alugado pela prefeitura porém nenhuma das promessas foi cumprida.
Para pressionar a administração municipal um grupo de moradores do Jardim Miriam programou uma manifestação em frente a prefeitura. O ato está previsto para ocorrer às 17 horas desta segunda-feira.