Ouça ao vivo

Vagas fechadas expõem mercado em Paulínia e Jaguariúna

Paulínia perdeu 544 postos de trabalho em fevereiro. Jaguariúna também fechou vagas: 118. As cidades foram as únicas da região de Campinas com saldo negativo, conforme dados do Caged.

Nos dois municípios, os números ilustram a realidade do mercado, visto como cada vez mais restrito. Rian Rodrigues, de 18 anos, estava mais uma vez no posto do Emprega Paulínia em busca de trabalho.

Ele vive essa realidade desde os 16 anos, nunca trabalhou com carteira assinada e diz viver de bicos. A necessidade é tanta que ele cogita percorrer outros locais próximos, como Campinas e Hortolândia.

Wesley Gonçalves vive em Jaguariúna e conta que já encontrou oportunidades nas cidades vizinhas. Porém, lamenta não ter condições de locomoção diária. Desempregado há três meses, segue atrás de uma vaga. Com experiência nas áreas de produção e vendas, reclama das ofertas de ocupações temporárias.

Os números do Caged contemplam outras 14 cidades da região de Campinas. Todas com dados positivos. Lideram a lista: Campinas, com 1.931 postos criados, Indaiatuba, com 607, e Sumaré, com 514 vagas. O saldo da microrregião foi de 5.027. Esse foi o melhor mês de fevereiros dos últimos cinco anos.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.