CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Vera Cruz assume atividades hospitalares da Casa de Saúde

As atividades Hospitalares da Casa de Saúde de Campinas serão assumidas pelo Hospital Vera Cruz a partir do próximo dia 15 de Maio. O motivo é a crise financeira que

Vera Cruz assume atividades hospitalares da Casa de Saúde
Foto: Valéria Hein

As atividades Hospitalares da Casa de Saúde de Campinas serão assumidas pelo Hospital Vera Cruz a partir do próximo dia 15 de Maio. O motivo é a crise financeira que atingiu a entidade beneficente. O contrato de aluguel com a Vera Cruz é de 30 anos.

Até 14 de maio, nada muda. Depois disso, os pacientes de convênios com a Unimed não serão mais atendidos porque a operadora deste plano de saúde optou por não credenciar o Hospital Vera Cruz.

Constituída há mais de cem anos, a Casa de Saúde em Campinas passou a sofrer o agravamento do desequilíbrio econômico em 2018, quando houve o fechamento da UTI pediátrica e de diversos leitos do hospital. Dos 170 leitos, disponíveis há 10 anos, hoje  restam 82. Há um déficit de um milhão de reais por mês e receita deficitária chega a 70 milhões de reais.

De acordo com o advogado da Casa de Saúde, Márcio Carpena, o motivo da crise são as tabelas impraticáveis da Unimed Campinas, que responde por 95% dos atendimentos no Hospital. A Unimed chegou a emitir um comunicado dizendo que a Casa de Saúde teria pedido o descredenciamento do plano de saúde, a partir de 15 de maio.

Mas, de acordo com Carpena, ao assumir a gestão hospitalar, essa decisão passa ser do Vera Cruz, que tentou manter a Unimed, não obtendo sucesso, porque o plano de saúde negou o credenciamento.

O Diretor Presidente do Vera Cruz, Erickson Blun, informou que serão investidos 100 milhões de reais na Casa de Saúde. De acordo com Erickson Blun, a intenção é que em 1 ano, a Casa de Saúde retome 100% de sua capacidade, com cerca de 600 cirurgias e 10 mil atendimentos por mês no PS e  170 leitos disponíveis.

O Vera Cruz vai manter os cerca de 300 médicos da Casa de Saúde e os 558 funcionários, sendo que 150 aderiram a um plano de demissão voluntária, podendo haver abertura de novos postos de trabalho.

Resposta Unimed

Procurada, a Unimed Campinas informou, por meio de nota, que não pode ser responsabilizada pela administração da Casa de Saúde de Campinas. A empresa afirmou que as tabelas variam conforme as certificações de Acreditação e de acordo com a classificação Nacional de Hospitais.

A Unimed disse que manteve a tabela sem alteração, apesar de a Casa de Saúde ter perdido as certificações de Acreditação, o padrão de qualidade.

A nota ressalta que a empresa tentou ajudar a Casa de Saúde, com antecipações de faturamento hospitalar e subsidiou atendimento pediátrico de Pronto Socorro, além da internação e UTI pediátrica.

Já o não credenciamento do Vera Cruz se deu, entre outras razões, porque o hospital não reconhece uma dívida que a Casa de Saúde tem com a Unimed Campinas, a qual é reconhecida em juízo. A dívida deriva das recorrentes antecipações de faturamento hospitalar.

A nota finaliza que a Casa de Saúde solicitou que a Unimed assumisse a gestão do hospital, mas uma auditoria contratada pela Cooperativa desaconselhou o negócio pelo montante do passivo envolvido.

Compartilhe

Conteúdos