Um avião bimotor fez um pouso forçado próximo a prédios residenciais do Jardim Bassoli, em Campinas, em uma área de pasto, por volta de meia noite desta terça-feira. As cinco pessoas que estavam a bordo, dois passageiros e três tripulantes, foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros.
Duas tiveram ferimentos leves, receberam atendimento médico e forma liberadas. Os passageiros são advogados de São Paulo que partiram de Sorobaba, com destino à cidade de Palmas, capital do Tocantins. A aeronave modelo Embraer 121A1 Xingu II, de prefixo PT-FEG, teve avarias, principalmente na região da hélice.
Moradores do condomínio Bassoli, bem ao lado, tiveram receio que o pouso forçado chegasse a atingir os apartamentos. Como conta Selma dos Santos. Ernane Garcia conta que ouviu um estrondo. Luiz Henrique estava na janela do apartamento no momento do acidente e viu a manobra do piloto.
O local do pouso fica a seis quilômetros da cabeceira da pista do Aeroporto Internacional de Viracopos. Peritos do Cenipa, Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos da Aeronáutica, foram ao local acompanhados do Piloto e do Co-piloto.
Em nota, o órgão informou ter iniciado o processo de investigação, cujo objetivo é coletar dados, como fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos. A investigação realizada pelo CENIPA visa prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.