CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Alunos de Campinas montam casa modelo em economia de energia

Uma exposição organizada por um grupo de estudantes do ensino fundamental de Campinas está chamando a atenção por abordar o uso consciente dos recursos hídricos. No Projeto Casa Consciente, da

Alunos de Campinas montam casa modelo em economia de energia
Foto: Valéria Hein

Uma exposição organizada por um grupo de estudantes do ensino fundamental de Campinas está chamando a atenção por abordar o uso consciente dos recursos hídricos. No Projeto Casa Consciente, da Escola Jaime Kratz, de Campinas, alunos do 7º Ano, com idades entre 11 e 12 anos, montaram no pátio do colégio os vários ambientes de uma casa, com sugestões sobre o consumo consciente de água e energia.

Caixas de papelão, canos e garrafas pets, entre outros materiais reciclados se transformaram em fogões, pias e até banheiros completos. Foram utilizados também eletrodomésticos e objetos reais. De acordo com a professora de Matemática e responsável pelo projeto, Aparecida dos Anjos Takeuti, o objetivo é a conscientização da comunidade escolar, com a multiplicação para as famílias e comunidade.

Cada cômodo da casa ganhou alunos monitores, responsáveis pelas explicações sobre o consumo consciente do recurso. O monitor responsável pelo banheiro, Davi Boaventura da Silva, por exemplo, trouxe uma novidade. Uma válvula disponível no comércio que regula o volume de água da privada de acordo com a necessidade.

Na área de serviço da Casa Consciente, Murilo Eduardo dos Santos Paixão demonstrou que é preciso juntar uma grande quantidade roupas antes de ligar o ferro de passar. Ana Lívia Bandeira Sathler Fonseca, escolhida para ser monitora da sala de estar, explica que eletrônicos e eletrodomésticos precisam ficar fora da tomada quando não estão sendo usados para uma economia que chega a 20%.

Murilo Eduardo e Giovana Fonsechi mostraram que a lição foi muito útil e bem assimilada. A ideia surgiu a partir de uma atividade de matemática envolvendo contas de água, que despertou também o interesse da professora de Ciências, que estava aplicando o tema nas aulas. A montagem da casa, desde a planta, até a finalização contou também com o apoio da disciplina de Artes.

 

 

Conteúdos