Ouça ao vivo

Avanço da dengue em Campinas chega ao distrito de Sousas

Foto: Valéria Hein

De acordo com o último balanço do departamento de vigilância em saúde, o Centro de Saúde de Sousas já este entre os que mais possuem casos confirmados de dengue em Campinas, com 63 ocorrências. E ainda há outros 66 que estão sendo investigados. Apenas meia hora de permanência no local já foi suficiente para a reportagem encontrar uma paciente com suspeita da doença.

Angelita Souza procurou o Centro de Saúde de Sousas com dores no corpo e manchas avermelhadas na pele. A unidade de Sousas só fica atrás do CS Floresta, que tem 166 casos confirmados, e do CS Santa Rosa, com 95. Os dois primeiros no ranking ficam no Distrito do Campo Grande, região mais vulnerável à dengue este ano, que no total tem 370 casos confirmados.

Sousas está na terceira colocação.  Por isso, há muita preocupação da população com o crescimento de casos no distrito, como relata a moradora, Marineide Brito da Silva. Tiago Rodrigo tem um bebê de poucos meses e está preocupado com esse avanço da dengue no distrito. O morador, Jair Firmino, gostaria que a população de Sousas contribuísse mais, evitando acumular entulhos.

A transmissão ocorre pela picada do mosquito Aedes Aegypti, quando ele está infectado com o vírus. Os sintomas não são imediatos. Ocorrem entre 5 e 15 dias e podem incluir dores de cabeça, no corpo e no fundo dos olhos, além de febre alta e manchas avermelhadas na pele.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.