Cármino garante que Saúde tem verba para manter unidades

Foto : Flávio Botelho

O secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza, reconhece as dificuldades financeiras, principalmente com pessoal e insumos, mas alega que o município tem dinheiro para manter todas as unidades em funcionamento.

Segundo o responsável pela Pasta, cada local de atendimento da cidade precisa anualmente do mesmo valor necessário para a abertura. Como exemplo, cita a inauguração do Centro de Saúde do Satélite Íris 2, que custou R$ 4 milhões.

De acordo com Cármino, em alguns casos o gasto com pessoal representa até 80% do montante aplicado em cada local. Ele também afirma que metade do orçamento próprio da Saúde é destinada para o pagamento de funcionários.

O resto é distribuído entre 15 convênios, reformas, manutenções e compras de remédios. Sobre isso, Cármino detalha que são necessários 120 mil itens para o funcionamento, reconhece as faltas e volta a reclamar do gasto com pessoal.

As afirmações do secretário de Saúde foram feitas durante o evento de inauguração do Centro de Saúde do Satélite Íris 2, com expectativa de abrangência de 10 mil pessoas e previsão de fazer 400 atendimentos diários.

Atualmente, Campinas espera a conclusão e a entrega de outras sete unidades novas e também programa o término das reformas de outros nove locais. Ao todo, o município conta com 66 centros de saúde em operação.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Novo acesso viário do bairro Chácara Primavera será liberado nesta quarta, diz DER

Emdec multa 281 motoristas por uso irregular de vagas exclusivas no primeiro semestre

Preço da cesta básica se mantém estável em junho, aponta Observatório da PUC

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.