Eles poderiam ter seguido a Bossa Nova ou Tropicália, e com justiça, pois foram movimentos de grande relevância . Porém eles partiram para um outro caminho. Fora do eixo Rio, São Paulo um grupo de amigos de Minas Gerais propôs uma nova estética musical, através do projeto intitulado Clube da Esquina.
O álbum duplo com 21 faixas foi lançado em 1972. Gravado nos estúdios da EMI – Odeon, o Clube da Esquina conquistou reconhecimento aqui no Brasil e lá fora, por apresentar um alto nível técnico e acima de tudo belas canções . Pois o time de jovens músicos que participou dessa produção trouxe uma nova concepção para a musica brasileira.
Nesse período Milton Nascimento, ou Bituca, era uma promessa , conhecido como aquele que gravou a música Travessia. E Após convencer os diretores da gravadora sobre o novo projeto , convidou o amigo Lo Borges de apenas 19 anos para gravação do álbum, bem como outros amigos do clube.
O Lp Clube da Esquina trouxe uma grande variedade sonora. Com inovações harmonias e rítmicas, do jazz de Toninho Horto a música clássica de Wagner Tiso e sem deixar de fora o rock progressivo de Beto Guedes. E por influencia das cidades históricas a música barroca também marcou presença.
As reuniões do clube eram acaloradas tendo como base discussões sobre política e temas sócias, quase sempre liderada por Márcio Borges uma grande referência, e co autor de várias composições, ele também lançou em 2002 o livro Os sonhos não envelhecem: histórias do clube da esquina.
E mergulhando no universo das palavras outros dois ótimos letristas também merecem destaque Fernando Brant, parceiro de vários sucessos de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos esse autor da letra “Trem Azul “ que foi inspirada em uma a melodia apresentada por Lô Borges.
O nome clube surgiu da forma como eles trabalhavam, onde todos contribuíam com várias idéias tendo como objetivo final a música. E a esquina em questão é o cruzamento das ruas Divinópolis e Paraisópolis no bairro Santa Tereza em Belo Horizonte.
Em 1994 o lp Clube da Esquina foi remasterizado e lançado em cd com a supervisão de Milton Nascimento. E até hoje esse projeto é uma grande marca da música brasileira, pois além de ótimos arranjos e melodias envolventes o Clube da Esquina é uma celebração à amizade.
Acompanhe esta edição
entre em contato:
musicaecultura@cbncampinas.com.br
produção
Walmir Bortoletto
edição
Paulo Girardi