Começa a segunda fase da campanha nacional de vacinação contra a gripe

Foto: Flávio Botelho

Começou nesta segunda-feira, a 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe. A primeira fase da campanha o correu entre os dias 10 e 20 de abril para gestantes, crianças de seis meses a seis anos de vida e puérperas.

Desta vez a campanha se estende para todas as pessoas dos demais grupos de risco, que incluem os idosos acima de 60 anos, professores, trabalhadores da saúde, população carcerária e pessoas com doenças cronicas.

A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da rede publica até o dia 31 de maio.

Nesta segunda-feira, a vacinação começou as 8 horas, mas,  muitos preferiram chegar mais cedo como foi o caso da aposentada Maria Aparecida Moreira, que mora no Jardim Miranda. A dona de casa Vera Lúcia Machado Dias, também chegou cedo no Centro de Saúde do Jardim Aurélia.

No Centro de Saúde Mário Campos Bueno, que atende a área central, no bairro Cambuí,  a situação é um pouco diferente.  Nessa unidade a vacina contra a gripe está sendo aplicada apenas nas crianças de até seis anos, nas gravidas e puérperas. As demais estão sendo encaminhadas para o posto de vacinação montado na Igreja Divino Salvador, na Avenida Julio de Mesquita. A aposentada Sonia de Carlo foi até local na manhã desta segunda-feira, pegou uma fila, mas,  o atendimento foi rápido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde,  o posto descentralizado na Igreja Divino Salvador, foi montado porque a demanda na unidade central, que fica na Rua Padre Almeida,  registra alta demanda de idosos e demais pacientes. A medida foi adotada para otimizar o atendimento.

Ainda segunda a Secretaria de Saúde a vacina contra a influenza é feita a partir do vírus fragmentado que não causam a doença.  A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2 e também a do tipo B.

A meta da campanha 2019, é imunizar 90% do publico alvo. Em Campinas o público estimado é de 344 mil pessoas.

O “Dia D” de vacinação nacional será no dia 4 de maio. De acordo com a prefeitura, além dos centros de saúde de Campinas, serão definidos outros postos estratégicos de vacinação.Os locais e horários serão divulgados no site da prefeitura de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

GM de Americana recupera cerca de uma tonelada de fios de cobre furtados

Polícia Civil prende suspeito de envolvimento em roubo de arsenal em Vinhedo

Prefeitura prevê liberação total da Rua Barão de Jaguara nesta segunda-feira

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.