Começou nesta segunda-feira, a 2ª fase da campanha de vacinação contra a gripe. A primeira fase da campanha o correu entre os dias 10 e 20 de abril para gestantes, crianças de seis meses a seis anos de vida e puérperas.
Desta vez a campanha se estende para todas as pessoas dos demais grupos de risco, que incluem os idosos acima de 60 anos, professores, trabalhadores da saúde, população carcerária e pessoas com doenças cronicas.
A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da rede publica até o dia 31 de maio.
Nesta segunda-feira, a vacinação começou as 8 horas, mas, muitos preferiram chegar mais cedo como foi o caso da aposentada Maria Aparecida Moreira, que mora no Jardim Miranda. A dona de casa Vera Lúcia Machado Dias, também chegou cedo no Centro de Saúde do Jardim Aurélia.
No Centro de Saúde Mário Campos Bueno, que atende a área central, no bairro Cambuí, a situação é um pouco diferente. Nessa unidade a vacina contra a gripe está sendo aplicada apenas nas crianças de até seis anos, nas gravidas e puérperas. As demais estão sendo encaminhadas para o posto de vacinação montado na Igreja Divino Salvador, na Avenida Julio de Mesquita. A aposentada Sonia de Carlo foi até local na manhã desta segunda-feira, pegou uma fila, mas, o atendimento foi rápido.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o posto descentralizado na Igreja Divino Salvador, foi montado porque a demanda na unidade central, que fica na Rua Padre Almeida, registra alta demanda de idosos e demais pacientes. A medida foi adotada para otimizar o atendimento.
Ainda segunda a Secretaria de Saúde a vacina contra a influenza é feita a partir do vírus fragmentado que não causam a doença. A vacina protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2 e também a do tipo B.
A meta da campanha 2019, é imunizar 90% do publico alvo. Em Campinas o público estimado é de 344 mil pessoas.
O “Dia D” de vacinação nacional será no dia 4 de maio. De acordo com a prefeitura, além dos centros de saúde de Campinas, serão definidos outros postos estratégicos de vacinação.Os locais e horários serão divulgados no site da prefeitura de Campinas.




