Moradores reclamam de lixo em áreas do Jardim das Paineiras

Foto: Leandro Las Casas

O descarte de lixo e entulho em áreas do Jardim das Paineiras, em Campinas, incomoda os moradores do bairro. O problema é pior em uma calçada na esquina entre as avenidas José Bonifácio e Doutor Jesuíno Marcondes Machado.

Alex Daniel aponta que a parte de trás de uma banca fechada é um dos pontos que tem maior concentração de sujeira. No local, há caixas de madeira, sacos plásticos, restos de alimentos e até uma almofada em meio ao mato alto.

No entorno, a Praça Nelson Rodrigues e os canteiros das vias também concentram materiais e detritos.  Questionado se já viu o lixo ser removido por equipes da Prefeitura, Alex Daniel diz que o trabalho não é frequente.

A Prefeitura de Campinas foi procurada para se manifestar, mas não enviou nota até o fechamento da reportagem. Em posicionamento encaminhado posteriormente, fez uma série de orientações sobre o descarte adequado de lixo e entulhos:

“A população deve se conscientizar e não jogar resíduos em locais inadequados para essa finalidade, sejam áreas particulares ou públicas. O lixo no chão traz inúmeros males ao meio ambiente e à saúde, além de ser levado pela chuva e entupir as bocas de lobo, essenciais para o escoamento da água da chuva. Se a área com lixo for particular, a Prefeitura notifica o proprietário para que providencie a limpeza. Em áreas públicas, o serviço de limpeza é feito pela Prefeitura. Campinas tem coleta de lixo domiciliar, dispõe de ecopontos, nos quais o descarte de materiais diversos pode ser feito gratuitamente, e a Usina Recicladora de Materiais (URM), que recebe grandes volumes de resíduos de construção. Quem for flagrado despejando lixo de forma irregular pode ser multado. A multa é de cerca de R$ 750 para cada tonelada recolhida. A população pode colaborar e apontar os locais, com endereço, onde há descarte irregular, para que uma equipe faça a retirada ou notifique o proprietário, por meio do 156. Também pode denunciar os infratores que estão fazendo descarte irregular, por meio dos telefones 156 ou 153, da Guarda Municipal.”

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp rompe convênio com instituto de Israel em protesto à guerra em Gaza

Caminhão tomba em rodovia de Amparo e bloqueia parcialmente a via 

Prefeitos da RMC aprovam projeto-piloto para atender população em situação de rua

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.