CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Morte de Senna completa 25 anos e legado segue firme

Domingo, 1º de maio de 1994. Tudo parecia normal no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em Ímola, na Itália. Até a curva Tamburello. Vinte e cinco anos

Morte de Senna completa 25 anos e legado segue firme
Foto: Leandro Las Casas

Domingo, 1º de maio de 1994. Tudo parecia normal no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em Ímola, na Itália. Até a curva Tamburello. Vinte e cinco anos depois, a narração de Galvão Bueno e as cenas mostradas pela transmissão da TV Globo permanecem na memória de muitos.

Mas as lembranças em pleno 2019 se sustentam mesmo é no legado de Ayrton Senna, nome que significa muito dentro e fora do automobilismo. O jornalista Sidinei Flaiban tenta traçar os motivos que levaram o piloto brasileiro a um status quase inalcançável nacional e mundialmente. Ele trabalhou em corridas, entrevistou e conversou com o ícone do esporte. E afirma: além de inigualável dentro do carro, era humilde e carismático.

Elogiado pelos profissionais que o acompanhavam, Senna também é venerado por pessoas de todo o mundo. Fãs como Carlos Eduardo Zuffo. O empresário de Campinas possui um conjunto de itens de dar inveja a muito colecionador. Entre os itens, uma réplica do capacete verde e amarelo.

Ele é outro que elogia o piloto brasileiro por tudo o que representou principalmente para o País, em todos os anos em que brilhou nas pistas. Apaixonado por velocidade e automobilismo, diz que viu no tricampeão mundial de Fórmula 1 a chance de ver a bandeira brasileira nos pódios.

Questionados sobre o vazio surgido após o trágico acidente, Flaiban e Zuffo concordam que nenhum outro nome brasileiro se aproximou de Senna. Como exemplo, citam o talento e a habilidade admirados por pilotos de todas as gerações, inclusive o pentacampeão inglês Lewis Hamilton. Além disso, apontam que uma possível disputa com o alemão heptacampeão Michael Schumacher de 1994 em diante seria vencida pelo brasileiro.

Valorizado pela técnica e a ousadia nos circuitos, o conhecimento de mecânica nos boxes e a simpatia no cotidiano, Ayrton Senna é quase unanimidade. Vinte e cinco anos depois de morrer fazendo o que mais amava, continua reverenciado e lembrado. No Brasil, pesquisas comprovam isso.

Na Celeb Score, realizada pelo Ibope e que avalia o interesse por celebridades, foi considerado uma das personalidades mais relevantes do Brasil. A imagem do ex-piloto foi reconhecida por 96% dos entrevistados.

Conteúdos