CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

No Colégio Notre Dame, pais estão preocupados, mas sem pânico sobre casos de toxoplasmose

O anúncio da Vigilância em Saúde de Campinas sobre a interdição da lanchonete do Colégio Notre Dame, em Campinas, por causa do surto de toxoplasmose no colégio, divide a opinião

No Colégio Notre Dame, pais estão preocupados, mas sem pânico sobre casos de toxoplasmose
Foto: Valéria Hein

O anúncio da Vigilância em Saúde de Campinas sobre a interdição da lanchonete do Colégio Notre Dame, em Campinas, por causa do surto de toxoplasmose no colégio, divide a opinião de pais no Colégio. Para alguns, a precaução é importante, mas sem que haja motivo para pânico, como tem ocorrido em alguns casos.

No entanto, para muitos, a preocupação é totalmente justificável. E entre as precauções, a principal é em relação à água, que está sendo levada de casa. A água consumida na Escola é realmente motivo de preocupação do Devisa, que recomendou que todos levem água para o colégio, evitando os bebedouros da escola.

Onze pessoas foram contaminadas, sendo oito alunos e três funcionários. Por enquanto, só existem confirmações sobre esses 11 casos em Campinas, todos no Notre Dame. A toxoplasmose é uma doença infecciosa, causada por um protozoário encontrado na natureza, principalmente em mamíferos e pássaros e o contágio realmente pode ocorrer pelo consumo de água contaminada.

Nos alimentos, a contaminação ocorre quando eles estão mal cozidos, mas a doença pode ser transmitida quando a mão entra em contato com o alimento ou com a boca. Por isso, muitos pais estão orientando os filhos para que lavem as mãos várias vezes.

Pais de crianças pequenas informaram que a Escola encontrou um maneira paliativa para o lanche infantil. O Colégio Notre Dame informou que desde o dia 11 de abril, quando teve conhecimento sobre a contaminação, imediatamente acionou a Vigilância em Saúde e desde então vem atendendo todas as orientações recebidas.

Informou manter total transparência junto a sua comunidade, quanto a divulgação das informações disponíveis. Entre elas, a de que a Vigilância Sanitária decretou a suspensão das atividades da cantina terceirizada do colégio, para adequações preventivas. O colégio informou ainda estar acompanhando a realização das adequações solicitadas, e espera que a cantina retome suas atividades o mais breve possível.

Conteúdos