Ouça ao vivo

Queda do emprego na Indústria gera risco de vulnerabilidade social de jovens da RMC

arquivo/cbn

A queda do emprego na indústria e a menor remuneração do setor na Região Metropolitana de Campinas gera um maior risco de vulnerabilidade social dos jovens entre 18 e 24 anos. Essa análise é resultado de um estudo elaborado pelo Observatório da PUC-Campinas.

O economista e professor da PUC, Cristiano Monteiro, explica que a indústria, que por anos foi o grande motor da RMC, com geração de vagas e melhores salários, já não possui estas mesmas condições.

De acordo com Cristiano, a indústria é um setor historicamente responsável por melhores salários e como estes jovens estão ficando longe desta atividade de maior valor, haverá as consequências, a médio e a longo prazos, no consumo e no acesso aos serviços.

De acordo com dados de 2010 a 2018 da Relação Anual de Informações Sociais, neste período houve redução de 34,1% no número de vagas na indústria para jovens entre 18 e 24 anos no período.

Além disso, o economista avalia que a remuneração da indústria da RMC sofreu redução em relação a 2002, por exemplo, quando a faixa entre dois e quatro salários mínimos representava a maior fatia dos empregados.  Em 2017, a maior fatia caiu para a faixa entre um e três salários mínimos.

Se há redução de emprego e renda na indústria, Cristiano Monteiro acredita que o setor de serviços possa ser uma saída para os jovens. Por isso, o economista avalia que é preciso investir em qualificação, principalmente no ensino superior, para que o setor mude de perfil para atender demandas tecnológicas e científicas do futuro.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.