Recrutadores e adolescentes em busca do primeiro emprego se reuniram no Largo do Rosário na manhã desta quarta-feira, em evento que comemora a Semana Municipal do Jovem Aprendiz. Nesta data, também se comemora o dia internacional do jovem trabalhador. Em Campinas, apenas 10% dos jovens com idade para o trabalho estão empregados. A crise econômica, que elevou as taxas de desemprego em todo o país, refletiu diretamente na busca pelo primeiro emprego.
E foi justamente pensando nisso, que o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Campinas decidir promover o evento, que aproximou jovens e recrutadores. O coordenador de Políticas para a Juventude, Felipe Gonçalves da Silva, a grande maioria dos adolescentes está desempregada e sem perspectiva de colocação no mercado de trabalho. Ele acredita que, por esse motivo, é preciso aproximar esse público das oportunidades de aprendizado.
Para quem é jovem, os programas de aprendizes podem ser fundamentais para o início de sua carreira. É o caso de Sidnei Gomes Ferreira Júnior, de 17 anos, que é jovem patrulheiro. Para ele, os adolescentes encontram muita dificuldade para buscar o primeiro emprego e os programas de aprendizes podem ser fundamentais para o primeiro passo na carreira profissional. Coordenadora do Jovem Aprendiz do Centro Kennedy, Sílvia Pereira, acredita que o adolescente brasileiro hoje chega ao mercado de trabalho totalmente despreparado. Segundo ela, eventos como esse realizado em Campinas procuram corrigir as desestruturas que existem na formação educacional e social dos jovens.
As atividades do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Campinas em comemoração ao dia internacional do jovem trabalhador começaram nesta segunda-feira.