Ouça ao vivo

Servidores da saúde suspendem ato de protesto contra falta de infraestrutura no CS de Sousas

Foto : Flávio Botelho
Foto: Flávio Botelho

A falta de infraestrutura no Centro de Saúde do Distrito de Sousas é vista a olho nu , tanto dentro como do lado de fora da unidade responsável pelo atendimento de uma população estrimada em mais de 30 mil pessoas.

Na manhã deste segunda-feira a reportagem esteve no local e pode presenciar a situação. Pelos corredores e salas de atendimento goteiras por todos os lados. Na recepção os usuários tinham que desviar de uma grande poça de água. A copa, utilizada pelos funcionários para refeições, estava alagada.

Do lado de fora do prédio, a situação é ainda pior, a começar pelo telhado que é antigo e cheio de falhas. Os toldos que serviam para proteção não existem mais e só são lebrados por conta dos esqueletos e pedaços de tecidos que sobraram. A fiação elétrica é exposta em vários pontos e as paredes mostram a necessidade de pintura.

A artesã Michele de Freitas, chegou a escorregar na lama que tomava conta da entrada da farmácia.  Já o banheiro, segundo ela, é quase impossível de ser usado. A dona de casa Maria José Claro, também reclamou das condições da unidade, principalmente dos sanitários.

Diante de tanta precariedade os funcionários do Centro de Saúde de Sousas programaram para esta segunda-feira,  uma paralisação. O ato foi suspenso depois de uma reunião que ocorreu no final da tarde da última sexta-feira.

Segundo a dentista Eliane Trindade, que integra o Conselho Local de Saúde, a prefeitura prometeu uma reforma emergencial , ou melhor uma garibada, assim que as chuvas cessarem. Além da falta de infraestrutura do prédio, a unidade convive também com a falta de equipamentos. O autoclave e o aparelho de inalação estão sem uso por falta de condições.

A situação encontrada na manhã desta segunda-feira é a mesma que foi encontrada na reportagem, em julho do ano passado. Na ocasião moradores do distrito e funcionários da saúde fizeram um ato de protesto exigindo melhorias e a ampliação da unidade.

O projeto, segundo a integrante do Conselho, continua no papel assim como o da construção de uma nova unidade de saúde para o Distrito, no Jardim Conceição.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.