Acordo sela compra de terreno da Vila Soma por R$ 60 milhões

Moradores da Vila Soma, em Sumaré, e da empresa Fema, dona dos terrenos ocupados, chegaram a um acordo e a compra da área foi acertada por R$ 60 milhões. O local tem cerca de 1 milhão de metros quadrados e de acordo com advogados da ocupação, haverá uma regularização fundiária urbana, com base na lei do Reurbe.

O vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Sumaré, Willian Souza (PT), preferiu não informar os valores que serão pagos pelos moradores mas afirmou que, com a decisão e o negócio fechado, as famílias, que ocupam a área há sete anos, passarão a ter dignidade.

Segundo ele, nos próximos dias novas reunião entre as partes serão realizadas e a intenção é que, em breve, cada morador e comerciante comecem a receber o boleto com a prestação

Em janeiro de 2016, os ocupantes do local chegaram a fazer protestos e barricadas na entrada da Vila Soma em protesto e resistência à reintegração de posse que estava prevista para aquele mesmo mês.

Às vésperas da data, o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, deferiu uma liminar suspendendo a determinação judicial.

Já em março deste ano a ministra do Supremo, Cármen Lúcia, revogou a liminar, abrindo, novamente, a possibilidade de retirada das famílias. Na última segunda-feira, porém, ela aceitou os argumentos do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e reviu a decisão.

Para Willian Souza, a nova decisão da ministra deu uma garantia jurídica para a compra da área. O acordo vai beneficiar cerca de 2.700 famílias, chegando a 10 mil pessoas que estão acampadas na área da maior ocupação urbana do MTST no País.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

25 bairros de Campinas estão com alto risco de transmissão de dengue; saiba quais

Preso, vereador de Piracicaba passa por audiência de custódia nesta sexta-feira

Piracicaba lança teleconsultas pelo aplicativo Pira SUS Digital

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.