Ouça ao vivo

Acordo sela compra de terreno da Vila Soma por R$ 60 milhões

Moradores da Vila Soma, em Sumaré, e da empresa Fema, dona dos terrenos ocupados, chegaram a um acordo e a compra da área foi acertada por R$ 60 milhões. O local tem cerca de 1 milhão de metros quadrados e de acordo com advogados da ocupação, haverá uma regularização fundiária urbana, com base na lei do Reurbe.

O vereador e presidente da Câmara dos Vereadores de Sumaré, Willian Souza (PT), preferiu não informar os valores que serão pagos pelos moradores mas afirmou que, com a decisão e o negócio fechado, as famílias, que ocupam a área há sete anos, passarão a ter dignidade.

Segundo ele, nos próximos dias novas reunião entre as partes serão realizadas e a intenção é que, em breve, cada morador e comerciante comecem a receber o boleto com a prestação

Em janeiro de 2016, os ocupantes do local chegaram a fazer protestos e barricadas na entrada da Vila Soma em protesto e resistência à reintegração de posse que estava prevista para aquele mesmo mês.

Às vésperas da data, o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, deferiu uma liminar suspendendo a determinação judicial.

Já em março deste ano a ministra do Supremo, Cármen Lúcia, revogou a liminar, abrindo, novamente, a possibilidade de retirada das famílias. Na última segunda-feira, porém, ela aceitou os argumentos do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e reviu a decisão.

Para Willian Souza, a nova decisão da ministra deu uma garantia jurídica para a compra da área. O acordo vai beneficiar cerca de 2.700 famílias, chegando a 10 mil pessoas que estão acampadas na área da maior ocupação urbana do MTST no País.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.