Decreto prevê multa para hospital de Campinas que interromper atendimento e gera polêmica

Foto: Luiz Granzotto

Um decreto para impedir que hospitais de Campinas, inclusive, os particulares, fechem as portas ou suspendam os atendimentos, foi assinado pelo prefeito Jonas Donizette, na manhã desta quarta-feira. Ainda de acordo com o decreto, os hospitais só poderão interromper o atendimento com autorização do secretário de Saúde, Cármino de Souza.

O descumprimento prevê punições às unidades de saúde municipais e no caso de entidade conveniada, haverá suspensão do repasse de convênio. Já os Hospitais particulares ficam sujeitos a multa da Vigilância Sanitária. De acordo com Jonas, uma Lei Federal lhe dá respaldo para isso, por determinar que o prefeito é a maior autoridade sanitária do município.

Ele explica que a intenção não é a punição, mas através do decreto, evitar que o Hospital interrompa o atendimento sem antes comunicar a administração municipal, para que se possa encontrar uma solução conjunta para contornar a situação.

A medida foi questionada pelo secretário geral da OAB Campinas, especialista em direito constitucional, Paulo Braga. Segundo ele, o prefeito só tem direito a suspender o repasse aos conveniados se isso estiver previsto em contrato. Ainda de acordo com Paulo Braga, no caso dos hospitais particulares, a multa da vigilância só pode ocorrer no caso de ser constatada em vistoria alguma irregularidade sanitária.

O advogado explica que a multa a um hospital não conveniado apenas pelo fato dele ter fechado as portas significaria intervenção indevida do Estado, desvio de finalidade na aplicação da multa e abuso de poder. Para Jonas Donizette, no entanto, essa medida tem respaldo jurídico. A multa prevista aos hospitais particulares não conveniados vai de R$ 265 a R$ 265 mil.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Hortolândia inicia obra de nova UBS no Terras de Sta. Maria em dezembro

Indaiatuba inicia mudanças no trânsito na Avenida Fábio Ferraz Bicudo

Piracicaba terá ônibus gratuito para candidatos do Enem nos dias de prova

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.