Inoperância de ambulâncias do SAMU de Campinas é alvo de questionamento no MP

A situação das ambulâncias do SAMU de Campinas foi questionada na justiça, depois que o vereador Marcelo Silva, do PSD, solicitou informações sobre as condições dos veículos utilizados pelo serviço no município. Em um documento enviado ao parlamentar e que foi assinado pela coordenadora do SAMU, Elizângela Franco Nonato, foi comunicado que Campinas contava com 15 ambulâncias, sendo 10 delas alugadas e outras cinco próprias, que foram doadas pelo Ministério da Saúde.

Das viaturas locadas, seis estariam seguradas e as outras quatro não contariam com o seguro e, por esse motivo, não estariam sendo utilizadas para o atendimento de urgência e emergência na cidade.

Como quase 1/3 das ambulâncias estariam paradas, o vereador Marcelo Silva ingressou com uma ação no Ministério Público para que a situação seja investigada.

A coordenadora do SAMU, Elizângela Franco Nonato, disse que houve uma falha na comunicação e explicou que atualmente há em Campinas 20 ambulâncias disponíveis, sendo 15 viaturas locadas e outras cinco próprias, todas elas com seguro e atendendo a população. Ela explica que no dia 08 de abril, o Ministério da Saúde doou mais três viaturas para a cidade e que esses veículos estão parados, enquanto é feito o contrato com uma seguradora e também a documentação necessária. Segundo Elizângela Franco Nonato, não há prejuízos no atendimento à população, já que quando essas unidades estiverem aptas a circularem, três contratos de locação serão interrompidos, mantendo assim a frota de 20 ambulâncias no serviço.

Já o vereador Marcelo Silva defende que seja feita uma investigação no SAMU, já que um documento oficial assinado pela coordenadora do serviço não poderia gerar dúvidas sobre suas informações. Segundo ele, a prefeitura comete um ato de improbidade, que precisa ser investigado. A coordenadoria do SAMU informou que as três ambulâncias que foram doadas em abril e que ainda aguardam pela documentação e seguro, deverão estar em condições de rodar ainda neste mês.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Começa programa de regularização de dívidas em Sta. Bárbara d’Oeste

Chuvas nas bacias do PCJ foram menores em junho; alerta está ligado

Polícia prende integrantes de quadrilha que extorquiam clientes no Jardim Itatinga

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.