Morte de bebê por falta de vaga expõe sobrecarga da saúde

Para o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Campinas, Pedro Tourinho, do PT, a morte de um bebê de seis meses por falta de leito no Hospital Mário Gatti mostra a sobrecarga e a falta de estrutura do sistema. Questionado, o secretário de Saúde, Cármino de Souza, lamentou o ocorrido e reconheceu que os problemas existem, principalmente devido ao aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave em crianças nas últimas semanas.

O recém-nascido com complicações respiratórias estava no PS infantil à espera de uma vaga na UTI. O setor, que tem nove leitos, estava com 15 pacientes. Em nota, a Prefeitura disse que todos os esforços foram feitos para evitar a morte. Mas Tourinho lembra que situações como essa são comuns há alguns anos e cita outros exemplos do que considera falho na rede municipal. Entre eles, a UPA Carlos Lourenço fechada e a relação estremecida entre a PUC e a Administração.

O responsável pela Pasta de Saúde, Cármino de Souza, nega erros na gestão e argumenta que as complicações respiratórias em bebês estão mais graves. Ele cita o aumento de 19 para 55 em duas semanas para explicar a crise atual. Sobre a saturação de leitos, defende que o número cresceu desde 2013, mas justifica que a medida não foi suficiente para atender casos de Campinas e também de outras cidades vizinhas, já que o município é referência regional.

Além do Mário Gatti, outro problema ocorreu no Hospital PUC-Campinas, que suspendeu o atendimento do PS adulto e também infantil pelo SUS por três dias devido à superlotação. Nos locais, muitos pacientes eram tratados no corredor.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rua Barão de Atibaia será interditada nesta terça-feira para reparo em rede de esgoto

Apagão que atingiu parte do país também afetou moradores da região de Campinas

Dois homens ficam feridos após capotamento durante perseguição policial em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.