Os pais dos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Francisco Ponzio Sobrinho, no Jardim Santa Odila, em Campinas, assinaram um manifesto que pede a reestruturação do muro da instituição de ensino, que ameaça cair. O problema surgiu após a queda de uma árvore, que exigiu que o departamento de Parques e Jardins fizesse uma avaliação no local. Outras árvores da escola precisaram ser removidas e após a execução do serviço pelo DPJ, o muro que cerca a unidade de ensino foi danificado.
Na parte de dentro da escola, as bases de sustentação do muro foram removidas para o corte de raízes e a estrutura se movimentou causando rachaduras em alguns pontos. O abaixo assinado foi passado na escola pelo vereador Carlão do PT, que apresentou denúncia que foi acatada pelo promotor de Justiça da Infância e Juventude, Rodrigo Augusto de Oliveira. O manifesto, assinado pelos pais de alunos, será encaminhado ao executivo municipal para que providências sejam tomadas o mais rapidamente possível.
Enquanto isso não acontece, os pais demonstram preocupação com a segurança dos filhos dentro da escola. Sabrina Gaspar reclamou da demora da prefeitura em atender as solicitações da comunidade. José Araújo disse que a situação representa o descaso da prefeitura com a população e que está preocupado com a segurança da filha. O vereador Carlão do PT apresentou um laudo da Defesa Civil que atesta o risco de queda do muro. Ele questiona o posicionamento da prefeitura, que mesmo diante do documento insiste em reafirmar que não há risco da estrutura desabar.
A Secretaria de Educação reafirmou por nota que o muro não corre risco de queda, mas que vai reestabelecer, o quanto antes, a estrutura. Há pouco mais de uma semana, o Departamento de Parques e Jardins esteve na escola fazendo a extração de algumas árvores e, durante os trabalhos, o muro fui danificado. Para fazer os reparos será necessária a remoção dos tocos das árvores e a colocação de terra para o alinhamento do terreno, o que deve ocorrer nas próximas semanas.