Vinhedo lidera o ranking das cidades mais seguras com mais de 50 mil habitantes

Foto: Danilo Braga

Entre as cidades paulistas acima de 50 mil habitantes, Vinhedo está no topo do ranking de menor Índice de Exposição a Crimes Violentos, segundo o Instituto Sou da Paz. A cidade obteve o IECV 5,9, seguida por São José do Rio Pardo (6,0), São Caetano do Sul (6,6), Franca (8,6) e Olímpia (8,8). O município mais violento do estudo obteve índice de 48,8.

A cidade mais segura do Estado tem 77 mil habitantes integra a Região Metropolitana de Campinas e atrai muitos paulistanos, que trabalham na capital e moram em Vinhedo, em busca de mais qualidade de vida. Eder Peres tem uma escola de música na região central da cidade e considera que apesar da tranquilidade, Vinhedo é uma cidade cara para se manter um comércio. Já a moradora Aparecida Vieira só tem elogios para a cidade.

O levantamento do Instituto aponta que o último homicídio doloso registrado em Vinhedo, foi em agosto de 2017, quando um idoso de 73 anos matou o próprio filho, de 29, que seria usuário de drogas. Nos últimos 20 meses, não houve homicídios e a cidade registrou menos de um roubo por dia. O Prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, atribui os bons resultados ao planejamento e investimentos da Prefeitura nas forças de Segurança da cidade.

Ele explica que no início de 2017 foi criado um Gabinete de Gestão Integrada, que reúne todas as autoridades envolvidas com Segurança Pública no município, onde ocorrem discussões e propostas dentro do campo técnico. O prefeito afirma ainda que só a vigilância e o aparato policial não explicam o baixo índice de violência. Para ele, quem faz a cidade boa são as pessoas, por isso investe na Educação. A Guarda Civil Municipal da cidade conta com 125 guardas equipados com pistolas automáticas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.