Campinas tem quarta morte por dengue confirmada e região Noroeste será prioridade no combate a doença

Foto: André Berenguel

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a quarta morte por dengue no município este ano. Trata-se de um homem de 55 anos, que morreu em abril passado, e que morava no Campo Grande (região Noroeste). Ele foi atendido na rede pública de saúde. As outras três mortes confirmadas são de uma bebê de 5 meses, uma jovem de 19 anos e um homem de 92.

Os casos confirmados da doença também cresceram e já chegam a 18.515. No último balanço divulgado, em 27 de maio, as confirmações somavam 13,9 mil.

Durante entrevista coletiva à imprensa, as autoridades de saúde do município ressaltaram que a maioria das regiões reduziu a incidência de casos, exceto a Noroeste. Ela segue como a principal responsável pelo avanço da dengue e já contabiliza 5.568 confirmações.

Diante dos números, o Secretário de Saúde de Campinas, Cármino de Souza disse que o foco, agora, é a região e que, nas próximas semanas, agentes estarão por lá visando possíveis criadouros.

A Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas, Tessa Roesler, comentou que na região Noroeste, é comum se observar o descarte irregular de lixo e entulhos em áreas que a prefeitura faz a limpeza e que, dias depois, já está novamente tomado de material. Segundo ela, a quantidade de criadouros na região se deve, principalmente, a concentração urbana e o número de focos do mosquito.

Esta já é a terceira maior epidemia de dengue em Campinas desde 1998. Questionado se o município estaria imune a uma possível epidemia em 2020, o epidemiologista da Secretaria de Saúde, André Ribas Freitas afirmou que não. Pelo contrário. As autoridades terão que se preparar para mais um quadro que vai exigir esforços e planejamento. As outras duas epidemias em Campinas foram em 2014 e 2015.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Unicamp abre inscrições para curso online sobre uso medicinal da maconha

Governo Federal vai pagar benefício para filhos de vítima de feminicídio

DER ativa nesta terça novos radares em Artur Nogueira, Piracicaba e Amparo

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.