Um casal que mantinha uma idosa em cárcere privado em Vinhedo (SP) foi preso pela Polícia Civil na madrugada desta terça-feira numa espécie de porão de uma casa na rua Espírito Santo, 158. No bairro João XXIII. O casal, Ecio Pilli Júnior, de 47 anos, e Marina Okido, de 65 anos, foi preso em fragrante. Eles não moravam no local, mas, de acordo com vizinhos, diariamente chegavam com sacolas e depois iam embora.
A denúncia recebida pela Polícia foi de estelionato, mas, quando chegou na casa encontrou a vitima que pediu socorro aos policiais. Iva da Silva de Souza, de 63 anos, vivia em dois cômodos sem acesso à rua e sem contato com o mundo externo junto com uma idosa de 88 anos, mãe de Marina. Ela era mantida em regime de escravidão e obrigada a cuidar da idosa de 88 anos sem receber nenhum salário ou benefício pela função. A Polícia descobriu que a família da vítima, que é de Colorado (PR), havia registrado um boletim de ocorrência de desaparecimento em 1996.
Iva veio à região de Campinas para trabalhar como empregada doméstica para o casal ainda adolescente. No início, Iva recebia salário e realizava trabalho doméstico normalmente. Mas com a morte do pai de Marina, há cerca de 20 anos, ela assumiu o controle da situação e tudo começou a mudar.
Iva deixou de ser paga pelos serviços e impedida pelo casal de ter contato com o ambiente externo. Os criminosos foram presos e serão indiciados por estelionato, tortura e cárcere privado. Eles vão passar por audiência de custódia ainda nesta terça-feira. A idosa que era cuidada pela vítima foi encaminhada para a Santa Casa de Vinhedo e a vítima mantida em cárcere privado foi levada para um abrigo municipal.