Foi no dia 11 de outubro de 1986 na Praça do Relógio na USP que a banda Ira ! subiu ao palco para o show de estreia do lp que iria marcar a sua autoafirmação como também ser um dos ícones do rock brasileiro dos anos 80 , aonde por volta de 40 mil pessoas testemunharam a força do álbum Vivendo e não aprendendo.
O segundo álbum do Ira ! foi praticamente forjado a ferro e fogo com toda as dificuldades que possa existir entre artista e produtor musical no quis respeito a concepção do projeto no qual o desentendimento da banda com o produtor Liminha fez com que o restante das gravações e mixagem fossem transferidas do Rio de Janeiro para São Paulo.
Sem entrar no mérito se o choque ajudou a banda a ter uma visão mais critica sobre o trabalho ou se tudo foi um simples problema de relacionamento … o fato é que nesse projeto a banda apresentou um desfile de clássicos que levaram o Nasi, Edgard Scandurra, André Jung e Ricardo Gaspa a estarem presentes na mídia de forma assídua.
Vivendo e não aprendendo foi um projeto bem sucedido do Ira ! com a estimativa de ter atingido em vendas a marca de 250 mil unidades . Valor esse que só foi superado em 2004 com o cd Acústico MTV, que trazia releituras de sucessos da banda.
Pobre Paulista a princípio a gravadora WEA tinha a pretensão de usa-la como musica de divulgação só que para isso ela teria que ser regravada em estúdio para ser usada como playback, porém o Ira ! optou por deixar no lp a versão ao vivo. Já a letra de Pobre Paulista obrigou a banda a dar explicações sobre o conteúdo não ter a intenção racista.
Vivendo e não Aprendendo teve a sua produção finalizada com um velho conhecido do Ira ! o produtor Pena Schimidt, que alias foi um dos pilares da produção fonográfica do rock brasileiro dos anos 80 principalmente ao ajudar as bandas de São Paulo a se profissionalizarem.
Influenciados pela rock inglês do grupo The Jam com a bela música Flores em Você que inclusive foi tema de abertura da novela O outro da TV Globo
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi