Motoristas fecham terminais Ouro Verde e Vila União em Campinas

Motoristas da empresa VB1, em Campinas, interromperam a circulação dos ônibus, na tarde desta sexta-feira, e pararam os Terminais Ouro Verde e Vila União. De acordo com a Emdec, a Guarda Municipal está nos locais negociando a reabertura dos terminais. Agentes da empresa também estão presentes para orientar o trânsito nas regiões.

Segundo o SetCamp (entidade que representa as companhias responsáveis pelos ônibus), caso os motoristas não voltem ao trabalho imediatamente, a concessionária VB1 iniciará processo de demissão por justa causa.

A informação é de que o protesto ocorre contra o não pagamento do acúmulo de função no valor de R$ 400,00. Essa verba passou a ser paga após o fim da presença do cobrador nos coletivos e agora, com o fim da circulação de dinheiro nos ônibus, o valor seria passado para o vale-refeição.

De acordo com o SetCamp, a manifestação atinge somente a área 1, azul claro, e “a maior parte da operação” está normalizada. São cerca de 50 dos 480 motoristas que estão parados. 

A entidade ainda afirmou que é inadmissível que os usuários do transporte urbano em Campinas sejam prejudicados por questões internas que envolvem a disputa de poder no Sindicato dos Rodoviários de Campinas e Região. Na terça-feira desta semana, os trabalhadores da categoria, em assembleias realizadas às 10 horas e às 16 horas, aprovaram um reajuste de 5% sobre o salário do dia 1º de maio, além do atendimento da reivindicação de transformar o vale-refeição em vale-alimentação e, no caso específico dos motoristas, ficou estabelecido o pagamento de vale-refeição no valor de R$ 400,00 no dia 15 de todo mês.

O reajuste dos salários, inclusive, superou o índice inflacionário de 4,76% (IPC), ou seja, em um cenário de crise econômica e desemprego, as concessionárias atenderam a reivindicação da categoria.

O SetCamp e o Sindicato dos Rodoviários assinaram na quarta-feira o acordo coletivo de trabalho e todas as concessionárias efetuaram o pagamento dos salários dentro do prazo estabelecido na assembleia, cuja decisão é soberana.

Hoje, um grupo de motoristas da VB Transportes e Turismo, empresa que opera a Área 1, fizeram um protesto dentro do Terminal Ouro Verde e, pela segunda vez, trouxeram prejuízos à população que depende do transporte.

Por fim, o SetCamp disse que estuda medidas jurídicas para que os responsáveis pelo desserviço prestado à população sofram as consequências dos seus atos irresponsáveis.

A Emdec também informou que toma todas as medidas operacionais cabíveis para que a situação seja prontamente solucionada e os usuários do transporte público não sejam prejudicados pela manifestação.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba instala mais 200 armadilhas para conter mosquito transmissor da dengue

ônibus, transporte público de Campinas, Avenida Anchieta

Passageiros reclamam de calçada estreita para desembarque na Avenida Anchieta

Andaimes do antigo Palácio da Justiça são finalmente retirados

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.