A Cetesb autuou em Campinas nesta terça-feira, 20 veículos a diesel por causa da emissão de fumaça preta acima do nível permitido pela legislação ambiental. Ao todo, foram fiscalizados 1.446 veículos na cidade. Em todo o estado foram 1.108 autuações, dentre os 63.126 fiscalizados. A ação, que tem o objetivo de minimizar os efeitos da poluição no ar, dobrou em 2019 seus pontos de fiscalização, de 21 para 42. O monitoramento na RMC foi feito na rodovia Anhanguera. Piracicaba, Paulínia, Limeira e Americana também passaram pela ação da Cetesb.
No período do inverno, quando há uma condição atmosférica mais seca, o órgão intensifica a fiscalização, além de realizar campanhas educativas para conscientizar motoristas sobre a importância de manter em dia a manutenção do veículo para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. A ação é realizada em parceria com as Polícias Militar, Ambiental, e Rodoviárias Estadual e Federal.
O monitoramento é feito por meio de um aparelho que compara a densidade da fumaça emitida com os padrões de cinza impressos numa determinada escala, através de uma técnica realizada com o veículo em movimento, sem necessidade de solicitar a parada do motorista. A multa para quem é flagrado com o veículo em condições irregulares é de R$1.591,80, que pode dobrar em caso de reincidência no período de um ano.