Trabalhadores da Unicamp iniciam greve para reabrir negociação

Foto: Divulgação/ STU

Os funcionários técnicos-administrativos da Unicamp entraram em greve. A categoria quer 8% de aumento e plano de recomposição salarial de 15,9%. A intenção é reabrir as negociações com o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas, que ofereceu 2,2% aos trabalhadores.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp, João Raimundo de Souza, defende que o índice não contempla as perdas estimadas desde 2015. Ele diz que não houve qualquer ganho nos últimos dois anos, afirma que o nível atual está abaixo da inflação e por isso quer voltar a discutir com o Cruesp.

A decisão pelo movimento aconteceu no final de maio e o início da greve nesta quinta-feira foi marcado por um ato em frente à reitoria da universidade. Uma assembleia geral foi realizada e deve se repetir nesta sexta. Enquanto isso, reuniões nos departamentos vão servir para mapear o tamanho da mobilização.

A Unicamp conta com 8 mil técnicos-administrativos no quadro pessoal, mas o sindicato ainda não tinha um balanço sobre a adesão até o início da tarde.

A proposta da universidade de 2,2% de aumento previa aplicação a partir de 1º de maio e pagamento nos vencimentos de julho, junto com os valores de junho. Em nota oficial, a instituição informou que as unidades de ensino, pesquisa e saúde funcionam normalmente nesta quinta e que reconhece o direito de greve.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Escolas municipais de Campinas suspendem aulas no Dia do Professor

Anac faz mesa de negociação para analisar concessão de Viracopos

Golpe agência de viagens Campinas Ecoturismo.

Clientes denunciam agência de viagens de Campinas por golpes com pacotes pagos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.