Ouça ao vivo

Campinas é a 12ª do País em potencial de consumo

Trinta e quatro bilhões duzentos e setenta e seis milhões de reais é o montante previsto a ser consumido em Campinas em 2019. A previsão é do IPC Maps. O levantamento coloca a cidade na décima segunda posição no ranking nacional e na segunda colocação na lista estadual de potencial de consumo neste ano.

O responsável pelo índice que cruza dados de diversos órgãos, entidades e instituições brasileiras, Marcos Pazzini, destaca algumas conclusões do estudo. Ele cita a população de Guarulhos, que é maior que a de Campinas, mas que só garante à cidade o terceiro maior valor da listagem, R$ 32,096 bilhões.

O IPC Maps também avaliou e detalhou 22 categorias de consumo de 2014 a 2019. Mas os percentuais não levaram em conta a inflação do período. Com isso, a média de aumento de consumo urbano no município ficou em 24,4% em cinco anos, abaixo do resultado consolidado nacionalmente, de 44%.

No entendimento de Pazzini, apesar de chamativo, o 12º lugar no ranking do País indica que Campinas poderia ter obtido um consumo total ainda maior. A partir da média da cidade, foi percebido que itens essenciais tiveram aumento no consumo. Transporte urbano, por exemplo, cresceu 62,4% de 2014 a 2019.

Outras categorias do tipo também chamaram a atenção: alimentação no domicílio, 47%, higiene e cuidados pessoais, 39,5%, e manutenção do lar, 31,7%. Na outra ponta, abaixo do crescimento médio de consumo, estavam matrículas e mensalidades, com diminuição de 3% e despesas com viagens, aumento de 8%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.