Ouça ao vivo

Comércio varejista de Campinas registra queda de 64% na geração de empregos

Foto: Valéria Hein

As vagas de emprego com carteira assinada caíram pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com levantamento de maio do SindiVarejista de Campinas e Região em parceria com a FecomercioSP. Foram 174 vagas fechadas, sendo 2.788 admissões e 2.962 demissões. A queda foi 64% maior que a registrada em maio do ano passado, mês em que houve a greve dos caminhoneiros.

Mitom Guerino trabalha no setor de produção e relata falta de estabilidade no emprego. No Comércio, os setores que lideraram a diminuição de vagas foram o varejo de autopeças e acessórios e as lojas de eletrodomésticos e eletrônicos. A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, atribui o problema à queda de confiança do empresário diante do baixo crescimento da economia e da demora nas tramitações das reformas Tributária e da Previdência. Saito, no entanto, acredita numa retomada da confiança do empresário, após a 1ª votação que foi favorável à Reforma da Previdência.

Apesar do emprego não escolher idade, atingindo todas as faixas etárias, Sanae acredita que o jovem sofre mais por ter menos experiência no mercado de trabalho, mas cita o conhecimento das novas tecnologias como um diferencial para as novas gerações. Lucas Augusto tem 21 anos e confirma a dificuldade do jovem para entrar no mercado de trabalho neste período de crise econômica. O desempenho dos primeiros meses de 2019 também ficou abaixo do registrado no mesmo período de 2018.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.