Ouça ao vivo

Emprego na Indústria na Região tem pior resultado dos últimos dez anos, mas com previsão de retomada

Foto: Valéria Hein

O setor da Indústria na Região de Campinas registrou 2.700 demissões no primeiro semestre de 2019. Foi o pior resultado desde 2009, quando foram perdidos 7.050 postos de trabalho. Apesar deste pior resultado dos últimos dez anos, o diretor titular em exercício do Ciesp-Campinas, José Henrique Corrêa, acredita numa retomada da confiança do empresário, após a 1ª votação que foi favorável à Reforma da Previdência.

Outro fator que traz perspectivas de retomada no País, com reflexo na Região, é a conclusão das negociações do acordo bi regionais entre o Mercosul e a União Europeia. De acordo com o Diretor de Comércio Exterior do Ciesp-Campinas, Anselmo Riso, após a negociação em nível técnico ter sido concluída, os desafios agora são políticos e comerciais.

Anselmo esclarece que essas novas perspectivas só poderão ser melhor analisadas quando forem divulgados mais detalhes do acordo. Entre eles, Anselmo cita a negociação das desagravações das alíquotas dos respectivos impostos de importação. Outro fator apontado como favorável foi o aumento no Índice de Confiança do Empresário Industrial Paulista, que voltou a melhorar, após três quedas consecutivas.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.