CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Falta de chuva traz preocupação com nível do Rio Atibaia

O sistema Cantareira, que inclui os Rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro, inicia Julho com variação negativa de chuvas, com um volume operacional 55,4% do total, de acordo

Falta de chuva traz preocupação com nível do Rio Atibaia
Foto: Valéria Hein

O sistema Cantareira, que inclui os Rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro, inicia Julho com variação negativa de chuvas, com um volume operacional 55,4% do total, de acordo com o nível de telemetria medido pela Sabesp.

O último dia com chuvas na região responsável por abastecer o sistema foi  4 de junho. Com mais de 20 dias de estiagem o sistema registra nível de pluviometria mensal  abaixo da média histórica: 33,6 mm para julho contra 61,1 mm da média histórica.

Em Sousas, o Rio Atibaia ainda está em um bom nível, mas o morador do distrito de Campinas, Sebastião Ferraz se preocupa com a falta de chuvas. Diogo Vieira também torce por um pouco de chuva. Já os irmãos, Rodrigo e Ricardo Moreira, acham que já dá para perceber o reflexo da falta de chuva no nível do Rio.

O reflexo na região de Campinas se verifica na vazão do Rio Atibaia que no ponto de captação de Valinhos registra 12,96 metros cúbicos por segundo, no mesmo nível registrado há 30 dias.

Conteúdos