Governador sanciona Lei que proíbe canudos plásticos em estabelecimentos comerciais do estado

O governador João Doria sancionou neste sábado (13), o Projeto de Lei que proíbe o fornecimento de canudos confeccionados em material plástico no Estado de São Paulo. O projeto é de autoria do deputado Rogério Nogueira (DEM) e veda a distribuição destes materiais em hotéis, bares, restaurantes, padarias, clubes, entre outros.

A nova lei determina que nestes estabelecimentos os canudos utilizados sejam confeccionados em papel reciclado, material comestível ou biodegradável. Em caso de descumprimento, o local poderá receber multa entre R$ 530 e R$ 5.300. A fiscalização será definida por meio da regulamentação e os valores arrecadados com as multas destinados a programas ambientais.

A justificativa do PL demonstra que se cada brasileiro usar um canudo por dia, em um ano serão consumidos 75 bilhões de unidades. Também discorre sobre a morte de animais provocada pela ingestão de plástico, a tendência de países desenvolvidos buscarem alternativas sustentáveis, além da oportunidade de escalar e reduzir custos na confecção de canudos de aço ou metal.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Moradores denunciam morte de peixes em lagoa que passa por obras em Paulínia

Indaiatuba confirma mais duas mortes por dengue e chega a 21 óbitos pela doença em 2025; RMC chega a 206

“Flores e Sabores de Campinas” acontece neste sábado

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.