O inverno exige cuidados especiais para evitar doenças respiratórias

São Paulo 13/06/2016 Frio na cidade faz os paulistanos sairem a rua com suas roupas de inverno para s eproteger. Foto Paulo Pinto/Fotos Publicas

No inverno, a incidência de doenças respiratórias como asma e bronquite, aumenta cerca de 40%. Além do frio, nessa época do ano a umidade relativa do ar fica mais baixa, o que contribui ainda mais para desencadear essas doenças. A médica pneumologista do hospital da PUC Campinas, Deborah Patrocínio, explica que essas condições climáticas geram maior agressão aos brônquios.

De acordo com Deborah, quem tem asma precisa usar a medicação preventiva e evitar mudanças bruscas de temperatura, como sair no frio após um banho quente, e ambientes empoeirados. A médica orienta ainda manter em dia a limpeza da casa, o que  contribui para reduzir a manifestação das alergias típicas do período.

Cuidados que estão na rotina da moradora de Campinas, Izilda Roncolato. A vendedora, Dora de Jesus, é alérgica, e por isso sempre mantém a casa limpa. Mesmo quem tem boa resistência, como o vigilante João Carlos de Araújo, tenta evitar mudanças bruscas de temperatura, para evitar as doenças típicas do inverno.

Outras dicas importantes para evitar crises respiratórias, é trocar o espanador pelo pano úmido, e a vassoura pelo aspirador, para eliminar de forma mais eficiente a poeira.  Lavar os bichos de pelúcia, tapetes, cortinas e edredons, além de deixar a luz entrar, com janelas abertas para arejar os espaços.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Fabrício Polezi toma posse como vereador na Câmara Municipal de Piracicaba

Alerta vermelho do Inmet para onda de calor no Sudeste segue até dia 29

PM encontra corpo de mulher em rodovia de Espírito Santo do Pinhal

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.