O sistema de controle eletrônico de fiscalização de trânsito em Valinhos, entrou em operação efetiva nesta segunda-feira, dia primeiro de julho.
O sistema está dividido em quatro grupos, sendo 19 radares de velocidade fixos, seis de controle de avanço em sinal vermelho e parada sobre faixa de pedestres, quatro para avanço de sinal vermelho e velocidade e três lombadas eletrônicas.
A Prefeitura informou que, conforme dita a lei, foram instaladas placas de aviso, com os limites de velocidade, e do desligamento do sistema de avanço de sinal e faixas no período noturno.
Nas ruas da cidade a população diz que não foi informada sobre o inicio de operação efetiva do sistema. O mecânico Vilson Bachêga ficou até surpreso com a abordagem da reportagem. O calheiro, Odair Marcolino, diz que só ficou sabendo através da imprensa. A aposentada, Maria Cleuza Marins, também diz que está faltando informação. Para o pedreiro Edivaldo Rodrigues, o número de radares é alto e agora o jeito vai ser redobrar a cautela no transito.
A reportagem percorreu várias avenidas da cidade e pode constatar que há placas informando a fiscalização eletrônica, com dois limites de velocidade na Avenida Paulista. No No cruzamento entre as Avenidas dos Esportes com a Onze de Agosto há placa informando que avanço de sinal vermelho e parada sobre faixas de pedestres permanece inativo no período entre às 22h e às 6h do dia seguinte.
O sistema é o operado Consórcio Valinhos Vias, que foi o vencedor do processo licitatório.