Quedas são mais comuns entre idosos acima dos 80 anos

23,7% da população com mais de 80 anos sofreu quedas em um período de 12 meses em Campinas. A ocorrência é ainda mais comum entre as mulheres e afeta 17% dos idosos a partir dos 60 anos.

Os dados são de uma pesquisa realizada para o programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, e avaliou ao todo 986 pessoas.

A responsável pelo trabalho, a enfermeira Mariana Mapelli de Paiva, explica que o objetivo do levantamento foi analisar o impacto e as causas dos tombos na qualidade de vida de pessoas mais velhas.

E uma das conclusões foi a de que idosos com mais doenças crônicas são mais suscetíveis às quedas, o que leva a pesquisadora a acreditar que os problemas de saúde tem relação direta com o problema.

Outra constatação do estudo é que a dependência em atividades básicas da vida diária, como vestir roupas e deitar ou levantar da cama, aumenta em 52% a ocorrência de quedas acima dos 60 anos.

Já a necessidade de atividades instrumentais da vida diária, como utilizar transporte, fazer compras, preparar as refeições, fazer tarefas domésticas e tomar remédios, sobe esse risco para 68%.

As entrevistas foram feitas pelo Centro Colaborador em Análise de Situação de Saúde entre os anos de 2014 e 2015, com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Fapesp.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia prende dois por fabricação de placas irregulares

Cada vez mais ousados, “gatos” de energia causaram 45 mortes em 2024

pico das cabras

Compensação ambiental por incêndio no Pico das Cabras estima plantio de ao menos 100 mil árvores

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.