Em 1966 como cantor ele já tinha o sucesso Meu Bem quando estreou como apresentador de TV no O Pequeno Mundo de Ronnie Von. Nunca se assumiu como membro da Jovem Guarda, e a mídia da época o colocou como sendo um contraponto ao programa de Roberto Carlos, uma vez que Ronnie Von tinha uma proposta mais vanguardista.
Com o seu programa de TV Ronnie Von recebia nomes que estavam surgindo na época como Caetano Velloso e Gilberto Gil além de uma banda exclusiva para o programa com Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias que foram batizados, pelo próprio Ronnie como Os Mutantes.
Com mais um sucesso em ser repertório a música a Praça além de diversos compactos, Ronnie Von decide mudar o estilo. O incomodo com a imagem de Pequeno Príncipe , nome inclusive dado por Hebe Camargo , Ronnie Von buscou mudar o padrão de bom moço e com isso ele foi de encontro a um som mais lisérgico.
Essa nova fase conhecida como período psicodélico que foi de 68 até 1970 Ronnie Von lançou 3 álbuns, Ronnie Von, A Misteriosa luta do reino de Parassempre contra o Império de Nuncamais e A Máquina Voadora, esta ultima produção foi um momento de maturidade do artista dentro dessa nova ideia artística, mas não se reverteu em reconhecimento de critica e púbico na época.
30 anos depois no anos 2000 surgiu um regaste dessa fase psicodélica de Ronnei Von uma outra geração lançou um olhar com mais apreço sobre a obra vanguardista do artista agora com status de cult. Com interesse a industria fonográfica relançou os discos que tiveram a produção do amigo Arnaldo Saccomani.
Mesmo que essa fase de Ronnie Von não lhe tenha presenteado com os hits radifônicos ela acabou se tornando também uma referencia dentro da estética psicodélica brasileira ao lado de nomes como Os Mutantes, O Terço , Módulo 1000 e demais artistas que traziam uma mistura de rock com ritmos regionais.
Uma bela homenagem foi feita em 2013 com o lançamento do documentário Ronnie Von – Quando éramos Príncipes . Com direção de Caco Souza o filme conta a história dessa fase Psicodélica de Ronnie Von que inclusive voltou a cantar depois de 15 anos ao lado da banda Os Haxixins.
Confira esta edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi