Ouça ao vivo

Câmara de Campinas vota Lei do Puxadinho nesta segunda

Vereadores debatem o tema na Câmara de Campinas (Foto: Divulgação/CMC)

De autoria da Prefeitura de Campinas, a chamada Lei do Puxadinho será votada em primeira discussão na sessão da Câmara desta segunda. O projeto terá a legalidade apreciada pelos membros da Casa e prevê quatro anos a partir da sanção para a regularização dos imóveis.

A versão anterior do texto, do vereador Zé Carlos, do PSB, foi aprovada e sancionada como lei em 2015. Porém, foi julgada inconstitucional. A alegação era de que houve vício de iniciativa e por isso a proposta teve que ser elaborada e então reapresentada pelo Executivo Municipal.

Mas de acordo com Zé Carlos, o conteúdo atual que será avaliado e discutido no Legislativo tem poucas alterações em relação ao anterior. A Prefeitura estima atualmente a existência de 200 mil construções irregulares ou clandestinas e a lei define regras e critérios para a regularização.

Foram definidos níveis de 1 a 10 e valores de até 62 unidades fiscais do município por metro quadrado em áreas de risco ou de proteção ambiental. Se aprovada, a nova lei vai permitir que os donos de residências e comércios com plantas modificadas resolvam situação pagando as multas.

Por esse motivo, Zé Carlos considera que a proposta é necessária e esperada há anos pelos moradores de diversas regiões do município. Com isso, conta com a celeridade dos trabalhos das comissões de mérito da Câmara para aprovar o projeto em segunda discussão no Plenário.

A Prefeitura considera possíveis irregularidades em obras de afastamentos, recuos, pé-direito, coeficiente de aproveitamento, altura da edificação. A lista estabelecida ainda tem outras intervenções em imóveis comerciais e residenciais, como vagas de estacionamento e taxa de permeabilidade.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.