Ouça ao vivo

Campinas tem quarta morte por febre maculosa e confirma 27 casos de sarampo

A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou a quarta morte por febre maculosa na cidade em 2019, além de novos casos de sarampo. A vítima fatal mais recente da febre maculosa é um menino de oito anos, que morava na região do Ouro Verde, e morreu em 30 de julho. A cidade chega a sete casos da doença no ano, com quatro mortes. Em 2018 foram 10 casos confirmados, e também quatro mortes.

Os infectados pela doença, transmitida pelo carrapato estrela, apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas e vômitos. Quanto ao sarampo, a cidade tem 27 casos confirmados no ano, segundo o boletim mais recente da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quinta-feira (29). Os casos mais recentes foram notificados entre 8 de julho e 29 de agosto.

Dos 27 casos, 14 são em menores de um ano; 8 são em crianças entre 1 ano e 4 anos; 1 em criança entre 5 e 9 anos; 1 em jovem entre 15 a 19 anos; e outros 3 são em adultos na faixa etária entre 20 e 49 anos.

Ninguém morreu em decorrência da doença na cidade. Segundo a secretaria, em todos os casos foram adotadas as medidas preconizadas, que incluem o isolamento dos casos suspeitos durante o período de transmissibilidade, e a identificação e bloqueio vacinal das pessoas que tiveram contato com os infectados. O objetivo de tais medidas é interromper a cadeia de transmissão, evitando assim a ocorrência de novos casos.

Desde o início de agosto Campinas passou a recomendar uma dose da vacina contra o sarampo a bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias. A faixa etária é considerada a mais vulnerável a casos graves e óbitos. Esta dose é chamada dose zero e não substitui as doses do calendário nacional de vacinação: uma dose com 1 ano de idade (tríplice viral) e um reforço aos 15 meses (tetra viral).

Pessoas com sintomas suspeitos da doença, devem procurar imediatamente o atendimento médico e manter o afastamento social. Os sinais da doença incluem febre, conjuntivite, tosse, coriza e vermelhidão no corpo. O Estado de São Paulo tem 2.457 casos de sarampo confirmados, com uma morte. A maioria dos casos da doença no país são no estado.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.