A população de Campinas foi estimada em 1.204.073 habitantes, segundo dados apresentados pelo IBGE nesta quarta-feira. Comparado com o índice registrado no ano passado, o número de habitantes da cidade cresceu 0,83%. O crescimento é tímido e a tendência é de que nas próximas décadas, o número de habitantes comece a reduzir. Isso porque a tendência nacional é de que a quantidade de mortes registradas no país supere o índice de nascimentos.
A pesquisa de estimativa populacional do IBGE apontou crescimento ainda nas maiores cidades da região de Campinas. Em Indaiatuba, o aumento foi 1,91%, enquanto que Hortolândia cresceu 1,53%, Sumaré 1,38% e Americana 1,04%. Segundo o coordenador dos cursos de história e geografia da Mackenzie, Sérgio Ribeiro, a região de Campinas segue a tendência de recuo no número de habitantes.
O IBGE apontou que o Brasil tem pouco mais de 210 milhões de habitantes em 5.570 municípios. O número representa um aumento de 0,79% na comparação com a população estimada do ano passado. Em 2018, o IBGE estimou um total de 208,5 milhões pessoas.




