Quando o assunto é infância e juventude no setor policial, o tratamento específico a este público exige uma capacitação específica dos policiais. Em Campinas, este setor realiza um trabalho proativo na área da segurança civil.
Rubens Urbano Leal, delegado titular da delegacia da infância e da juventude de Campinas, explica que o menor tem um comportamento mais favorável quando não é tratado apenas no âmbito da culpabilidade. O delegado explica que o menor reconhece quando os direitos dele são respeitados e as razões de seus delitos são consideradas num contexto integrado.
O delegado, Rubens Urbano Leal, cita como exemplo, a preocupação da Delegacia da Infância e da Juventude de Campinas em encontrar as causas que estão levando os menores a se envolverem com os delitos.
Com relação à maioridade penal, o delegado defende uma adequação das sanções de acordo com cada caso. A Delegacia da Infância e da Juventude de Campinas fica na Rua Praxiteles Ferreira Neves e conta com um delegado, cinco investigadores, um agente policial e dois escrivães.